smo se tratando da única certeza da vida, a morte não parece uma alternativa muito atrativa. Morrer cedo, então, e deixar todos que você amam e tudo que você mais gosta de fazer, então, é algo fora de questão, pelo menos para a maioria das pessoas. Mas, afinal, será que dá para desacelerar esse relógio negativo e tentar viver mais?
De acordo com a medicina, a mudança de hábitos é mesmo capaz de fazer isso por você. Inclusive, vários estudos, feitos para alertar as pessoas e tentar mudar o comportamento da população, já provaram que algumas coisas comuns do dia-a-dia vão fazer você (e todo mundo) morrer cedo, se não forem mudadas, claro.
Na lista que fizemos abaixo você vai conferir alguns desses fatores que podem fazer você morrer cedo e perder tudo de bom que há por aqui. E, como você vai ver, a maioria das coisas que acabam com seu tempo de vida são absolutamente patéticas e jamais poderiam ser vistas como assassinas em série.
Um bom exemplo disso é o tempo que você passa sentado ou afastado do convívio de outras pessoas. Parecem coisas comuns e sem importância, não é? Mas, com certeza, fazem você estrear um caixão bem mais cedo do que deveria!
Então, para mudar isso e garantir que ninguém vai morrer cedo, confira a matéria até o final. Depois, claro, trate de mudar seus hábitos ou, se for preguiçosos demais, comece a pensar (com a ajuda dessa outra matéria)
o que você pode ser tornar depois da morte.
Veja, abaixo, 7 coisas que vão fazer você morrer cedo:
1. Não ter amigos
Viver de forma isolada e não ter contato social nem amigos pode fazer você morrer cedo. De acordo com a Ciência, aliás, a solidão mata tanto quanto assassinos seriais, o tabagismo e até mesmo o alcoolismo e chega a superar o número de mortes por obesidade e falta de exercícios. Se for na velhice, então, a probabilidade de você morrer mais cedo por não ter convivência social aumenta para 26%.
Isso porque, além de não ter ninguém para pedir socorro quando você precisar, ou avisar quando você precisa ir ao médico, os prejuízos do isolamento para a saúde mental e física já foram comprovados.
2. Depressão
Não é só o risco do suicídio que pode fazer você morrer cedo se for depressivo. A doença, em si, conforme estudos, já reduz em até 11 anos sua expectativa de vida. Aliás, essa é, mais ou menos, a margem que reduz sua expectativa de vida se você fuma 20 ou mais cigarros por dia. Tenso, não?
Estudos comprovaram que parte a parte dos cromossomos que reduzem de acordo com a idade do corpo, chamada de telômeros, ficam menores mais rápido em pessoas depressivas. Isso, inclusive, aumenta as chances de desenvolver câncer e doenças cardíacas. Sem contar a queda da imunidade, advinda da depressão, que deixa o corpo mais exposto a infecções e outras doenças.
3. Não escovar os dentes
Não escovar os dentes e não usar o fio dental facilita o aparecimento da doença periondontal, que afeta a gengiva na ligação entre ela e os dentes. Isso pode gerar sérios riscos à saúde e, conforme estudos recentes, causa até doenças cardíacas.
Um teste feito em ratos comprovou, por exemplo, que as bactérias que causam a doença aumenta os fatores de risco para as doenças do coração, como inflamação e colesterol. E olha que os ratinhos não estavam estressados e não estavam se alimentando de forma errada, hein!
4. Nascer na época errada do ano
Parece besteira, mas, segundo estudos recentes, o mês que você nasceu pode influenciar bastante em sua saúde e longevidade, sendo capaz até de fazer você morrer cedo. A pesquisa que chegou a tal conclusão foi realizada pela Universidade de Chicago e mostrou que pessoas de 100 anos ou mais, nos estados Unidos outros países do Hemisfério Norte, haviam nascido no outono, ou seja, em setembro ou outubro.
Segundo o estudo, os bebês que nascem no outono costumam a viver mais e a se sair melhor na vida de forma geral. Já, os que nascem na primavera, por exemplo, têm mais chances de sofrer de transtornos alimentares, diabetes tipo 1 e esquizofrenia!
Não se sabe dizer, com certeza, porque isso acontece. Há uma teoria de que os níveis de vitamina D durante a gravidez possa influenciar a saúde dos bebês. Outra hipóteses é de que a dieta seja a grande responsável pela maior ou menor longevidade.
Agora, se você ficou se perguntando, qual o melhor mês para nascer no Brasil, a gente tem a resposta. Aqui e em outros países do Hemisfério Sul, os meses “certos” para nascer e viver mais são março, abril e maio.
5. Passar muito tempo sentado
Estudos realizados na Austrália, mostraram que as pessoas têm até 40% mais chances de morrer cedo se passam muito tempo do dia sentadas, como 11 horas ou mais na mesma posição. Se o hábito de ficar com o bumbum no acento for de 8 a 11 horas por dia, a taxa cai para 15%.
Mas, de acordo com os cientistas, o problema não é, exatamente, estar sentado, mas não se mover. Isso porque o sedentarismo aumenta triglicerídeos e a pressão sanguínea.
6. Assistir TV por muito tempo
Pelo mesmo motivos que você não deve ficar sentado por horas a fio, você também não deve passar muito tempo de seus dias assistindo televisão. Esse hábitos aumenta as chances de desenvolver uma série sem fim de problemas de saúde e pode fazer você morrer cedo.
Estudos mostram, por exemplo, que há cada duas horas a mais que as pessoas passam vendo TV, o risco de desenvolver diabetes tipo 2 aumenta 20% e o risco de desenvolver doenças do coração aumenta 15%. A cada 3 horas extras, as chances de você morrer por qualquer causa é, em média, de 13%.
Apesar de ser um risco real, a Ciência ainda tenta entender porque você morre cedo se deixa a TV controlar seus horários. Apesar da incerteza, há ligações com os hábitos alimentares que se desenvolve comendo em frente à TV, bem como a falta de exercícios e a postura que permanece a mesma por muito tempo.
7. Tomar refrigerante
Não interessa se é com ou sem açúcar. Tomar refrigerante faz você morrer cedo por causa do ácido fosfórico, que em excesso, pode levar a problemas cardíacos e renais, bem como perda muscular e até a osteoporose. Um estudo feito em 2010, por exemplo, mostrou que os ratos que consumiam muito fosfato ou ácido fosfórico morriam até 5 semanas mais cedo que os ratos que tinham uma dieta com níveis normais desse ácido.
Bônus:
Calça apertada
Calças e shortes apertados são outras coisas bobas, do dia-a-dia, que podem fazer você morrer cedo. Isso porque, existe um nervo nas coxas, que liga a parte inferior do corpo à coluna, e que, em qualquer situação, deveria ser comprimido.
Com o perto das calças e dos shortes mega apertados que as mulheres (e os homens também) usam por aí, dores terríveis, queimação e até mesmo inflamação podem acontecer com o tempo ou coisa pior. O problema pode ser ainda maior se houver uma combinação frequente de shortes e calças apertadas com salto alto.
Os danos, segundo os especialistas, podem ser permanentes se a pessoa continuar no erro. É possível até que uma cirurgia seja necessária para descomprimir o nervo da coxa, dependendo do caso.
E você, será que vai morrer cedo?