Este vídeo é tão louco quanto parece. Uma serpente foi decapitada (por razões desconhecidas) e passou a morder seu próprio corpo após a morte, possivelmente confundindo com quem atacou, como uma última tentativa de dar o troco a quem fez isso com ela.
O vídeo não explica por que o homem da câmera matou a cobra em Huntsville no Alabama. Embora nós gostaríamos que fosse para se proteger, e não por maldade. Pois os ataques de cobra são comuns na região
Então como é que a cobra morde o seu próprio corpo sem cabeça após a morte?
James Murphy, chefe do Zoológico Nacional Smithsonian, em Washington, DC disse ao National Geographic que “No momento em que a serpente perdeu sua cabeça, as funções básicas do corpo ainda tem ação reflexiva. Em outras palavras, cobras têm a capacidade de morder e injetar veneno, mesmo depois de ficar sem a cabeça, mesmo que seja morto”.
Steven Beaupré, professor de biologia na Universidade de Arkansas disse “cobras em geral são bem conhecidas por manter reflexos após a morte. Estes movimentos são abastecidos pelos íons, ou partículas eletricamente carregadas, que permanecem nas células nervosas de uma cobra por algum tempo depois que morrem. Quando o nervo de uma cobra morta recentemente é estimulada, os canais do nervo abrem, permitindo que os íons passem, criando um impulso eléctrico que permite ao músculo trabalhar”.
Existem casos de pessoas levarem mordidas por uma cabeça decepada de cobras. Um homem no estado de Washington, em 2007 decapitou uma serpente, quando ele se abaixou para verificar, levou uma mordida. Isso fica uma lição, todo cuidado é pouco.
Confira o vídeo onde a cobra morde o próprio corpo depois de ser decapitada.