Este é um dos mais queridos itens de um bom café da manhã, especialmente no final de semana, quando sobra tempo para uma refeição mais demorada: ovos - mexidos, pochê, fritos, não importa. E a casca? Ela sempre vai parar no lixo. Mas existe maneira de aproveitá-las?
Sim, existe! Nós vamos te mostrar uma alternativa melhor do que descartá-las e explicar para você como usá-las a favor da sua saúde. O que muita gente não sabe é que a casca do ovo da galinha contém 90% de puro cálcio, um mineral cuja importância para os músculos e ossos já foi demonstrado em um estudo conduzido pelo
National Institute of Health.
Agora vem a pergunta: qual é a melhor maneira de consumir a casca do ovo? A resposta é bem simples: em pó. Após triturá-la, você pode adicioná-la a outros alimentos ou comê-la pura. E você nem precisa gastar muito.
Passo 1
Primeiro, coloque as cascas de 12 ovos em um escorredor. Leve-as bem com água corrente. Certifique-se de deixar a membrana interna da casca intacta.
Passo 2:
Coloque as cascas em água fervente por 10 minutos. Isso remove as bactérias e os germes. Simplesmente aqueça a água em uma panela, coloque as cascas dentro e tampe. Deixe as cascas totalmente submersas durante o cozimento.
Passo 3:
Enquanto a água com as cascas ferve, pré aqueça o forno a 90ºC.
Passo 4:
Depois de remover as cascas da água, deixe-as secar no escorredor. Depois, coloque-as em uma assadeira e mande-as para o forno por 15 minutos.
Passo 5:
Depois de assarem por 15 minutos e quando estiverem douradas, retire-as e deixe esfriar. Depois, coloque-as em um liquidificador ou moedor de café para triturá-las.
Passo 6:
O pó pode ser adicionado à comida, vitaminas, ou consumido puro. 1/2 colher de chá por dia é a quantidade ideal e contém cerca de 400mg de cálcio.
Este vídeo (em inglês) te mostra o passo a passo acima:
Que alternativa interessante, especialmente se comparada com desperdiçar esta fonte de cálcio, não? Este é um jeito fácil e simples de reciclar alimentos e fortalecer seus músculos e ossos.