Ter um trabalho estressante faz você querer comer mais food

Por maior que seja sua frustração, sempre vai haver uma forma de compensá-la com comida – quem já afogou as mágoas de um coração partido em um pote de sorvete sabe bem disso. Na teoria, esse comportamento compulsivo deveria acontecer apenas em situações pontuais, como momentos de muito estresse ou nos deixam ansiosos demais. Mas, de acordo com um novo estudo, publicado no periódico Journal of Applied Psychology, essa pode ser também uma resposta à nossa própria rotina de trabalho – quase sempre, mais comprida e estressante do que deveria.
De acordo com os pesquisadores, ter um trabalho muito maçante impacta diretamente a forma como você vai querer se alimentar quando chegar em casa. Isso faz com que para a maioria, um hambúrguer com batata frita pareça uma escolha mais razoável do que um jantar equilibrado e com baixo teor de sódio. Passar um dia estressado e cheio de trabalho faz com que suas bad vibes cheguem à mesa – e façam você descontar o estresse em refeições mais fartas e menos saudáveis.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores realizaram dois experimentos. Os testes envolveram 235 trabalhadores chineses, observados diariamente durante um período de duas e três semanas, respectivamente. Parte deles trabalhava em empresas da área de tecnologia da informação, e comumente tinha de lidar com uma carga grande de trabalho. O restante das cobaias atuava em uma companhia do setor de serviços em telecomunicações, mais precisamente em tarefas relacionadas a atendimento em call-centers. Ou seja, eram mestres em aguentar reclamações e falta de educação de clientes – e, naturalmente, estressados.
Nos dias em que os participantes do estudo tiveram uma carga maior de trabalho pela manhã – ou ouviram mais desaforos dos clientes, no caso do pessoal do call-center – a preferência pela junk food foi notória: eles consumiram mais tipos de comida pouco saudável, se comparados com alimentos mais amigos da saúde, além de abusarem na quantidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário