Quem nunca deixou – sem querer – seu celular cair dentro da água? Seja na piscina, no mar ou no vaso sanitário. Abaixo segue uma lista com dicas que o jornal Extra reuniu para tentar ‘salvar’ o seu aparelho.
1. Desligue o celular e remova a bateria imediatamente.
Refere a publicação que as chances de ocorrer um curto circuito aumentam quando está ligado. A água também pode sobrecarregar a bateria e causar um superaquecimento. Especialistas recomendam aguardar alguns dias antes de ligá-lo novamente.
2. Seque o aparelho cuidadosamente.
Após retirar os acessórios e a bateria, passe com bastante cuidado uma toalha macia entre as teclas e na área em que fica a bateria. Remova também o chip para secá-lo.
3. Não mova muito o aparelho.
Durante o processo, tente não sacudir ou movimentar muito o aparelho para que o líquido não se espalhe.
4. Coloque o celular em um recipiente fechado com sílica gel.
A umidade será absorvida de forma muito mais rápida. Explica a publicação que o aparelho deve ser colocado em um saco plástico, adicionar um saquinho de sílica gel e o deixar de repouso de 48 a 72 horas.
5. Evite usar secadores de cabelo e deixá-lo ao sol.
O Extra destaca que ao contrário do que muitos acreditam, o secador de cabelo e o sol podem causar ainda mais danos ao celular. Isso porque o calor pode derreter componentes e danificar a tela. Com o secador, a água pode ser espalhada ainda mais para dentro do aparelho.